Aliados Brasil Notícias

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 24 de Novembro 2025
MENU

Notícias / Saúde

Remédio de 40 anos contra vermes pode combater diversos tipos de câncer

.

Remédio de 40 anos contra vermes pode combater diversos tipos de câncer
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O que está sendo saudado como um ‘avanço no tratamento do câncer’ não vem de um medicamento experimental totalmente novo, mas de um remédio de 40 anos usado para tratar vermes. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins patentearam uma nova forma de mebendazol, chamada de polimorfo C, que pode funcionar muito melhor contra o câncer do que as versões atualmente disponíveis.

O mebendazol já é um medicamento bem conhecido que trata de maneira segura infecções por vermes parasitas em humanos e animais. A nova forma cristalina, polimorfo C, parece atingir tumores de forma mais eficaz, incluindo tumores cerebrais, que geralmente são muito difíceis de tratar porque a maioria dos medicamentos não consegue atravessar a barreira hematoencefálica protetora. De acordo com a patente, uma formulação oral com pelo menos 90% de polimorfo C pode atingir as células cancerígenas em concentrações mais altas do que o mebendazol padrão, potencialmente tornando-o mais poderoso.

Os inventores afirmaram que essa nova forma pode ser usada para tratar muitos tipos diferentes de câncer, desde tumores cerebrais como gliomas e meduloblastomas até cânceres de mama, cólon, pulmão, pâncreas e tireoide, e possivelmente até ajudar a prevenir o câncer em pessoas com alto risco. Em experimentos com camundongos, o polimorfo C atingiu níveis efetivos dentro dos tumores e mostrou efeitos supressores de tumor mais fortes do que outras formas de mebendazol.

Publicidade

Leia Também:

Os pesquisadores também sugeriram combiná-lo com outro medicamento, o elacridar, que pode impedir que as células cancerígenas expulsem o medicamento, melhorando ainda mais seu funcionamento. A patente declara: ‘Como um medicamento oral, o mebendazol polimorfo C é uma forma superior, e atinge o cérebro e tumores cerebrais em concentrações eficazes. A eficácia é ainda mais melhorada ao combinar o mebendazol com um inibidor de P-glicoproteína. A inflamação crônica está ligada ao câncer, então combinar o mebendazol C com medicamentos anti-inflamatórios como celecoxib ou sulindac pode ajudar a reduzir o risco de formação de tumores em pessoas particularmente vulneráveis.’

Como o mebendazol tem sido usado de forma segura há décadas, essa nova formulação pode entrar em ensaios clínicos mais rapidamente do que a maioria dos novos medicamentos contra o câncer. Os pesquisadores notaram que, embora o medicamento tenha funcionado em camundongos, isso não garante efeito semelhante em humanos, pois os médicos precisarão determinar a dose correta e as interações seguras com outros medicamentos.

Fonte/Créditos: Gazeta Brasil

Créditos (Imagem de capa): (Unsplash)

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!